Escola

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CLARÊNCIO CRISÓSTOMO DE FREITAS

            
             Em 1980, na administração do Sr. Helano Façanha de Sá, por intermédio do então do então vereador Luiz Gomes Falcão foi construído o prédio, no terreno doado pelo Sr. Clarêncio Crisóstomo de Freitas, que deu nome à escola. No referido prédio foram construídas duas salas de aula, uma cantina, quatro banheiros, sendo dois completos e dois para banho.
            A Escola teve como primeiras professoras: Maria Zilma de Almeida Barbosa e Valda Crisóstomo de Freitas; como primeira auxiliar de serviço Maria Nelsa de Freitas e primeira merendeira Maria Eliene da Silva Barbosa. Posteriormente, a escola possuiu outros educadores: Lucineide, Zilneide, Neide, Jadson, Clébia, Patrícia, Eleilson, Terezinha Holanda, Cleilton, Margarida, Solange, Cristiane, Leda Maria, Silvia Helena, Valdezilda, Bárbara Costa, Luciene, Wellington, Diana, Mônica, Wicerli, Lucivânia, Vânia, Graça, Ana Paula, de Assis, Regiane, Edson, Claudiana e Mirtes.
            Com o passar dos anos, podemos perceber outra mudança com relação aos diretores. Destacamos: Regina, Ruth Generina, Ozélia (Nêga), Cláudio Santiago e Helena Marta Crisóstomo de Freitas.
            Em 1987, na administração do Sr. Carlos Augusto Matos Pires, o prédio foi ampliado, sendo construída mais uma sala de aula, uma cantina e uma despensa. A antiga cantina foi transforma em secretaria. Em 2000, mais uma vez na administração do Sr. Carlos Augusto Matos Pires, novamente o prédio foi ampliado, ganhando mais duas salas de aula e tendo a altura do muro aumentada, pois o mesmo era baixo na frente e nas laterais. Também foi construída uma caixa d’água e feita toda a instalação hidráulica.
            Em 2002, na administração da Sra. Ritelza Cabral Demétrio, a escola passou por uma reforma geral. Inicialmente foi contemplada com o PAPE (Programa de Adequação de Prédios Escolares), onde foram adequadas toda s as salas de aula e a Prefeitura reformou o restante da escola, alterando a entrada reformando banheiros, cantina, despensa e construindo uma secretaria.
            No ano de 2008, a Prefeita Ritelza sancionou e promulgou a lei 678/ 08, de 12 de março de 2008, que dispõe sobre a nucleação das escolas municipais. Sendo assim, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Clarêncio Crisóstomo de Freitas tornou-se escola pólo e responsável Escola Municipal de Ensino Fundamental Tia Sônia, situada na comunidade de Jussara. Todavia, anterior a essa escola, já havia recebido também os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Abdon Correia Lima, na comunidade de Área Verde, atualmente conhecida como Cajueiro do Ministro II.
            No Ano de 2010, na administração: “Construindo um novo Aquiraz”, tendo a frente o Sr. Edson Sá, está sendo construído um Laboratório de Informática.
            Também no ano de 2010 a escola foi contemplada com o Programa Mais Educação, abrangendo inicialmente 100 alunos, sendo 50 no período da manhã e 50 no da tarde. No contra-turno esses discentes realizam as seguintes atividades: letramento, matemática, tênis de mesa, rádio escolar, banda fanfarra e capoeira. Onde estiveram a frente os seguintes monitores: Amanda, Jéssica, Elnatan, Sueli, Patrícia, Mariano e Flávia. O Programa passou a ser coordenado na escola pelo professor Francisco Costa Monteiro (Ricardo Costa), tendo como apoio a agente administrativa Maria Betânia Ramos.
Inicialmente as dificuldades foram inúmeras, tais como: condições físicas inadequadas da escola; baixo desempenho de alguns monitores; atraso na entrega dos kits; baixo valor da bolsa do monitor; evasão de alguns alunos do programa. Alguns meses depois do início do Programa foi alugada uma casa na comunidade para a realização das atividades. Percebeu-se, no entanto, que, mesmo com o aluguel da casa, não se resolveu o problema, visto que a mesma era imprópria para a realização do Programa.
            No final de 2010, a Secretaria Municipal de Educação, através da secretária Lúcia Veras e da coordenadora municipal do Programa Mais Educação, Professora Isabel – lançaram a idéia de a escola e a sua comunidade “transferir” os alunos de 6º ao 9º ano para a EMEF Maria Soares de Freitas em Patacas para que houvesse um melhor desempenho do Programa Mais Educação na Escola. A comunidade prontamente acatou a decisão e, no ano de 2011, ficaram na escola apenas os alunos até ao 5º do Ensino Fundamental.
            No ano de 2011, as oficinas de Matemática, Tênis de Mesa e Capoeira foram substituídos por Recreação e Teatro. Ficando composto com as seguintes oficinas: Letramento, Recreação, Rádio Escolar, Banda Fanfarra e Teatro.
            Nesse ano ainda, o Programa Mais Educação aconteceu de maneira bastante positiva, uma vez que, com a saída dos alunos de 6º ao 9º anos, ficaram duas salas de aulas de aula destinadas ao programa; foram compradas duas tendas – servindo como refeitório; chegaram os instrumentos da banda fanfarra e da rádio escolar. A evasão escolar foi mínima, pois iniciamos o ano com 94 alunos e concluímos com 82.
            Atualmente a escola conta com cinco salas de aula, uma secretaria com um almoxarifado, uma cantina com despensa e quatro banheiros. A escola oferece nas suas modalidades de ensino que vão do Jardim I ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tendo como Auxiliar de Serviços Gerais: Maria Eliene da Silva Barbosa e Glaucilene Brasil de Oliveira; as Merendeiras são Maria Elenice Alves Faustino e Silvanira Batista da Cruz Silva; Os vigias são Marcelio Mendes Pereira e Marcos Aurélio Evangelista Rodrigues. Contando com os seguintes professores: Ana Lúcia Sousa Oliveira, Odineide Alves de Oliveira, Raimundo Reginaldo Menezes, Silvia Helena Barboza Nunes, Aldemir Cosmo da Silva e Lea Ribeiro Castro. O Secretário Escolar é Elizeu Almeida da Silva; como Apoio Pedagógico Maria Rosélia Ferreira; a Diretora é Maria Elisângela Abreu Araújo Costa. O Programa Mais Educação conta no momento com cinco oficinas que são: Letramento, Recreação, Banda Fanfarra, Rádio Escola e Teatro, tendo respectivamente os seguintes Monitores Aurinete, Jéssica, Mariano, Igor e Claudionara. O Programa continua sendo coordenado pelo professor Francisco Costa Monteiro (Ricardo Costa), tendo como apoio a agente administrativa Maria Betânia Ramos.


Programa Mais Educação – Onde a Educação é em Tempo Integral !

Um comentário:

  1. Por favor estou tentando entrar em contato com o diretor da escola e não estou conseguindo é hurgente sobre a declaração escolar dos meus filhos neftalys e Lídia meu nome é Edina meu zap 31998399822/11932052004 peças a o diretor pra entrar em contato por favor.

    ResponderExcluir